terça-feira, 10 de setembro de 2013

Bolha imobiliária pode estar perto do fim.

Após um rápido crescimento nos últimos 04 anos, o mercado imobiliário já demonstra entrar em um estado de equilíbrio, com desaceleração nos preços e até queda nos valores dos aluguéis.
Pela primeira vez, após 03 anos de altas contínuas, o índice produzido pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas da USP (Fipe) aponta queda de 0,1% na inflação do aluguel entre julho e agosto.
Para se ter uma ideia, o preço de venda do imóvel pronto, no cenário nacional, apresentou, em agosto, a primeira desaceleração desde abril. A avaliação de especialistas é que, após anos consecutivos de valorização, a bolha imobiliária, enfim, parece ter chegado ao limite.
Em Natal/RN já se pode observar alguns imóveis prontos há cerca de 1 ano sem que sejam vendidos pelas próprias construtoras. O cenário difere do mesmo período em 2009, momento de maior  valorização, quando a inflação do imóvel para venda em 12 meses, chegou a avançar 161,72%.
Para o professor de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP) Samy Dana, o cenário não é de otimismo. Segundo ele, “há uma bolha instalada, que vai estourar, seja de forma bruta ou lenta”. 
Já o presidente do CRECI-Rio, Manoel Maia, afirma, contudo, que não há clima para pânico. “Podemos ter uma desaceleração, mas não quer dizer que o mercado vá retrair”.
Resta aqueles que pretendem investir ou que já realizaram este investimento para especulação, extrema cautela e não agir precipitadamente, já que os preços tendem a cair e o mercado se ajustar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário