quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

PREVENIR, AINDA, É O MELHOR NEGÓCIO PARA SUA EMPRESA!

 


Embora muito citado no meio jurídico, pouco se comenta sobre o direito preventivo na esfera empresarial. Por se tratar de uma moderna ferramenta capaz de evitar o litígio, muito mais deveria ser abordado pelos empresários, uma vez que tanto pode resolver a situação apresentada, quando evitar a passagem pelo judiciário, que, infelizmente, além é de reconhecida morosidade é gerador de custos altíssimos as empresas.
A ideia do Direito Preventivo é de ao analisar a situação trazida pelo empresário, buscar negociação direta entre as partes e elaborar procedimentos, documentos, termos e contratos que sejam os mais corretos, abrangentes e claros possíveis, o que possibilita um acerto prévio entre as partes, com vistas a obter um máximo de eliminação de conflitos futuros, sem que os mesmos venham a se desenvolver. Com isso, reduzem-se gastos e por conseguinte, aumentam-se os lucros da empresa.
Infelizmente, a maioria tanto de juristas, quanto de empresários, focam seus trabalhos no litígio per se, o que acarreta a ausência de material teórico em português, capaz de auxiliar os profissionais e demais interessados pelo tema. De outro lado, é amplamente difundido na Alemanha e Estados Unidos a ideia da prevenção como baliza para o direito empresarial, demonstrando sua importância para além da simples redução de custos, de problemas, e da perda de reputação pelas empresas envolvidas, mas para uma real necessidade social.
A varejista Magazine Luiza, gigante no seu segmento, possui tradição quando o assunto é a prevenção em seu departamento jurídico, segundo seu gerente corporativo, Luis Alexandre Liporoni, as ações de prevenção, com foco na redução de litígios e melhor satisfação dos clientes da loja, têm sido palavra de ordem e permanecerá na agenda e planejamento da empresa para 2015. A mesma linha é seguida pelo site de vendas de roupas infantis Tricae, um dos líderes do mercado. O gerente jurídico Anderson Giorgi dos Santos, que assumiu o posto em julho de 2014, já fez mudanças consideráveis no departamento e já verifica internamente menos litígios e mais contato com os consumidores.
Por fim, a aplicação de uma assessoria preventiva no âmbito das empresas, por meio de um planejamento estratégico, análise e avaliação de procedimentos além de gerar uma redução nos custos de uma maneira ampla, produz resultados também na prestação do serviço, credibilidade e na  confiança da instituição em meio a um mercado tão globalizado, tornando-se critério de qualidade perante o mercado consumidor.

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